Make your own free website on Tripod.com
trabalho imperialismo
Home | tema 2 | tema 3 | tema 4 | tema 5 | tema 6 | tema 1
5- Situação atual de um país africano, escolhido pela equipe

África do Sul – governo

 

            A África do Sul foi comandada por oito décadas por uma minoria branca, com um regime de segregação racial desde 1948. Em 1990, ela viveu a primeira eleição pluripartidária e multirracial em 1994. A África do Sul era o único país do mundo que tinha em sua Constituição a discriminação de direitos políticos e civis segundo critérios raciais.

            O Senado tem 54 membros, sendo 10 nomeados pelo Presidente da República, e a Câmara possui 166 membros. O Presidente atual é Thabo Mbeki, cuja maior mira é a melhora na eficiência dos serviços públicos.

            No plano de governo do Sr. Mbeki está a manutenção do cenário de relações econômicas internacionais, a manutenção da taxa de inflação, a luta contra a AIDS (o continente africano é o que possui o maior número de infectados), redução de 7-10% da criminalidade por ano de governo, e a organizãção da Copa do Mundo de 2010, maior evento de futebol do planeta, que pela primeira vez será realizado num país africano.

           

GEOGRAFIA

A África do Sul possui uma área de 1 219 090 km² e possui uma população que fica dividida em: Brancos (comunidade européia, principalmente holandeses e ingleses) 5.4 milhões (12%), coloridos (mestiços) 3.8 milhões (8,5%), asiáticos (chineses, indianos) 1.2milhões (2,5%), negros (grupos étnicos : Zulu, Sotho, Tswana, Xhosa, Tsonga, Swazi, Venda, Ndebele) 34.3 milhões (77%). O país possui 3 capitais: capital executiva (Pretória), legislativa (Cidade do Cabo) e judiciária (Bloemfontein).

CULTURA E ARTES

As artes e a cultura são componentes muito presentes na África do Sul, e também são cruciais para o desenvolvimento dos recursos humanos do país. A África do Sul apresenta segundo a constituição de 1993, 11 línguas oficiais, o que demonstra um alto grau de miscigenações de culturas.

No ramo das artes, a África do Sul possui um festival anual de artes nacionais, e o teatro do país é influenciado pela tradição africana e também pela européia, que foi introduzida a 2 séculos e meio. A música sul-africana tem sofrido grandes transformações e apesar de não muito popular, tem ganhado mais compreensão e aceitação. A dança que sempre esteve presente na cultura sul-africana marca presença na caça, guerras, galanteios, casamentos, iniciação e trabalho.

 

Leandro Salles e Lucas Grebogi

mbeki.jpeg

mapa_claro_pt.jpeg